top of page
Buscar
Foto do escritorMargarida Vicchietti

Diferença entre psicanalista, psicólogo e psiquiatra.

Muitas pessoas me perguntam a diferença entre esses três profissionais, por esta razão aqui vão algumas colocações.

Todos estudam e tratam a psique humana, mas há algumas particularidades que os diferem.

O psicólogo é o profissional graduado na faculdade de psicologia enquanto o psicanalista é o profissional que possui formação específica em psicanálise. Esta formação é composta por um tripé clássico: estudo da teoria psicanalítica (que leva em média de 2 a 3 anos de início - digo início pois trata-se de uma jornada sem fim), análise pessoal profunda (sim, somos analisados por anos por um outro psicanalista) e supervisão.

Ter uma graduação superior em qualquer área é requerimento para se especializar em psicanálise, por isso, psicólogos também podem ser psicanalistas, mas nem todo psicanalista é psicólogo, e nem todo psicólogo pode ser um psicanalista. Ainda que seja um psicólogo, deve percorrer o tripé para que se habilite a atender como psicanalista.

Psicanalistas exercem seu ofício segundo as bases teóricas da psicanálise, criada por Sigmund Freud (1856 - 1939) e desenvolvida por diversos outros psicanalistas tais como Anna Freud, Melanie Klein, Jung, Winnicott, Bion e outros, dando origem a diversas linhas psicanalíticas.

A psicologia, se utiliza de diversas outras linhas teóricas tais como a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), Psicodrama, Gestalt e muitas outras.

Já o psiquiatra é um médico com especialização em psiquiatria. Pode fazer diagnósticos e é o único profissional habilitado a prescrever medicamentos.

A psicanálise no Brasil, e em vários países é um ofício considerado livre, ou seja, não é área de atuação exclusiva da medicina ou da psicologia.

Uma outra diferença básica, é que a psicanálise e seus métodos são baseados na existência e nas manifestações do inconsciente. Acreditamos em determinismo psíquico. Já a psiquiatria e a psicologia, por se basearem em outras linhas teóricas, muitas vezes trabalham com questões mais focais, não levando sempre em conta o mover do inconsciente.

Com suas diferentes bases teóricas e seus métodos diversos, psicanalistas, psicólogos ou psiquiatras estudam e se propõe a tratar um dos mais dolorosos sofrimentos humanos: o psíquico.











43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O Luto

O luto é um processo natural frente a uma perda, e ao contrário do que pensam alguns, ele não acontece somente em caso de perda de entes...

Comments


bottom of page